top of page
  • Foto do escritorLaguna News

Boletim do CoronaVírus: um caso suspeito e 3 casos monitorados em Laguna Carapã.


Por Simone Burin


Boletim informativo do Coronavírus, divulgado pela Secretaria municipal de saúde de Laguna Carapã, indica que existe um caso suspeito notificado e 3 casos sintomáticos monitorados no município.

Os dados do boletim são até o dia 19 de maio, terça-feira, onde consta que os casos suspeitos e sintomáticos estão em isolamento domiciliar e com acompanhamento da vigilância epidemiológica.

A reportagem do Laguna News conversou com a Secretária de Saúde, Deide Tamanho, que explicou que os casos tidos como sintomáticos, são pessoas que apresentaram algum sintoma do Coronavírus e procuraram atendimento nas unidades de saúde, “essas pessoas passam pela consulta médica e são colocados em isolamento, sendo orientados a não saírem de suas residências e não terem contato, essas pessoas são acompanhadas pela equipe da vigilância epidemiológica durante 7 dias, se não surgirem mais sintomas os casos são descartados, se apresentarem mais sintomas os casos são considerados suspeitos e fazemos o exame”, esclareceu a secretária.

Deide explicou ainda que os casos são considerados suspeitos quando apresentam os sintomas por mais de 7 dias e fazem o exame que é colhido no município e encaminhado para Campo Grande, “um caso suspeito é também tido como notificado, pois colhemos o material do exame, encaminhamos para Campo Grande e notificamos a Secretaria de Saúde do Estado, o caso fica em investigação, colocado em isolamento e acompanhado pela vigilância, até o resultado do exame que demora 72 horas”, explicou.

De acordo com as informações que a Secretária repassou ao Laguna News, o caso suspeito que consta no Boletim foi realizado o exame e notificado, estando no aguardo do resultado, para então ser descartado, no caso de resultado negativo, ou então ser considerado caso confirmado de covid-19, caso o resultado do exame der positivo. Os casos que apresentaram sintomas respiratórios estão em isolamento e com acompanhamento. Se no prazo de 7 dias apresentarem mais sintomas será feito o exame e encaminhado para Campo Grande como caso suspeito.

A secretária salientou que o prazo de 7 dias para realizar o exame, segue um protocolo, pois o exame feito antes desse período poderia dar um falso negativo, já que o vírus poderia estar incubado, “o correto é procurar atendimento médico caso apresente algum sintoma, seguir as orientações dadas pela equipe de saúde, ficar em isolamento e aguardar o prazo estipulado, se for necessário faremos o exame ou descartamos o caso”.

Deide destacou que o mais importante agora é que a população tome todas as precauções e siga as medidas de prevenção, como o uso de máscara, correta higienização das mãos, uso de álcool em gel e evitar se expor desnecessariamente.


Fonte Redação Laguna News

72 visualizações0 comentário
Fullbanner Site Laguna News formato 900 x 120 px.gif
bottom of page