• Laguna News

Entrevista com a vice-prefeita eleita de Laguna Carapã, Zenaide Espíndola


Por Simone Burin



A reportagem do Laguna News entrevistou a vice-prefeita eleita de Laguna Carapã, Zenaide Espíndola Flores do MDB. Zenaide falou sobre ser a primeira mulher a ocupar o cargo no município, falou também sobre a campanha, a composição da Câmara de vereadores, sobre a pandemia e deixou uma mensagem para a população lagunense. Confira a entrevista:


Currículo

Zenaide Espindola Flores, nascida em 28/07/1970, Filha de Marciano de Souza Flores (in memorian) e Cacilda Espindola de Souza. Formada em Normal Superior em 2008, Pós-graduada em Artes, teóloga, atuando como Terapeuta e Massoterapeuta. Ingressou na política no ano de 2007 e no ano de 2008 se candidatou a vereadora, onde foi eleita no mesmo ano. Em 2013 esteve à frente da pasta do Cadastro Único. Foi eleita vereadora em 2016, exercendo o seu mandato até 2020. No ano de 2017 foi candidata a Deputada Estadual conquistando 1.280 votos.


1 - Qual o balanço que a Senhora faz da campanha eleitoral? Na sua visão qual foi o diferencial que fez vocês saírem vitoriosos?

Essa campanha trouxe um aprendizado muito grande, foi uma realidade totalmente diferente do que estávamos acostumados, fazer as visitas sem poder ter contato com as pessoas, sem poder pegar na mão, faltava algo, as pessoas tinham receio.

Também pudemos ver o quanto as pessoas observam e avaliam o agente político. O povo está cansado da política do ataque, buscando uma linguagem diferente do chavão político, eles buscavam alguém em quem confiar, que não fizessem julgamentos, que não fizesse promessas e sim tivesse um comprometimento de trabalho.

Creio que esse foi nosso diferencial, não fizemos ataques, nem promessas. Nossa equipe estava comprometida, tínhamos um trabalho prestado para mostrar, o engajamento dos candidatos a vereadores, os partidos, a união dos apoiadores, formando uma família, a união disso tudo nos levou a vitória.


2 - A senhora já está fazendo história em Laguna Carapã sendo a primeira vice-prefeita eleita no município. Qual é o seu sentimento em relação a isso?

O sentimento é de alegria e gratidão, eu sempre tive meu posicionamento e minha opinião, defendo com muita determinação o que é para o bem das pessoas. Sem Deus eu não teria chegado onde eu cheguei, a história que construí, cada transição que ocorre em nossas vidas, cada pessoa que passa deixa uma marca em sua vida, em sua trajetória, eu agradeço por tudo isso, cada pessoa que passou em minha vida e contribuiu para hoje eu chegar aqui, tudo isso contribuiu na somatória para montar a minha trajetória política e de vida, tudo o que construí foi com muito conselho, muitas mãos, pés, voz e oração. Agradeço a cada uma e principalmente a Deus por esse momento que estou vivendo agora.


3 - Qual o papel a senhora almeja na gestão municipal quanto vice-prefeita?

Ajudar a fortalecer, desenvolver o município, ajudar as comunidades em suas dificuldades e necessidades. Vou exercer o meu papel de vice-prefeita, com compromisso com a população lagunense e apoio ao gestor municipal nos trabalho e demandas e desenvolvimento do município.


4 - Tem alguma área específica que a senhora defenderá em seu mandato de vice? Pretende assumir alguma secretaria?

Penso em trabalhar junto em todas as necessidades do município, porém me identifico com a cultura, onde quero ajudar a fortalecer as entidades e também na área social, atuando no meu papel de vice, auxiliando nas demandas. Hoje eu não tenho interesse de ocupar uma secretaria, porém se isso se mostrar uma necessidade, sendo para o bem do município estarei à disposição.


5 - Quais as características e pensamentos lhe aproximam atualmente na parceria com o prefeito Ademar

Deus, família, trabalho e o ser humano em todas as suas necessidades essenciais, atender os direitos e necessidades das pessoas no quatro cantos do município.


6 - Na sua visão quais serão os desafios que a gestão do prefeito Ademar Dalbosco enfrentará?

O clamor da população é por moradia, geração de emprego e renda, e também a questão de oportunidades para os jovens na questão de qualificação profissional, educação, primeiro emprego, preparação efetiva para o mercado de trabalho, são algumas das demandas principais que a população apresenta.


7 - A senhora foi vereadora e por isso conhece bem como funciona o legislativo. Acha que isso será um diferencial para trabalhar a relação legislativo X executivo?

Eu classifico como muito positivo o fato de eu ter o conhecimento, entender o posicionamento do vereador. Quando o vereador está na tribuna, ele não está sozinho, ele representa a população, as comunidades que apresentam suas demandas e fazem do vereador o porta voz. Creio que com comprometimento, cada um fazendo seu trabalho, desempenhando sua função iremos ter êxito. Com nosso olhar, meu e do Ademar, com nossa experiência no legislativo, teremos um relacionamento bom, resultando num trabalho de qualidade para atender a população.


8 - Como a senhora espera que seja a relação com os vereadores eleitos para esse mandato?

Uma relação de trabalho, de respeito, companheirismo, que façam o papel de vereador, ajudando a trabalhar pelo município, buscando junto soluções e não ficar somente no campo da crítica e do julgamento.


9 - Qual sua posição frente aos desafios desencadeados pela pandemia do novo coronavírus? Na questão da saúde, isolamento social, eventos, educação?

Sou favorável a que devemos ouvir as equipes de saúde, temos que obedecer às regras repassadas pelos órgãos competentes, ter cuidado. O covid existe e é sério!

Temos que buscar mecanismos para conviver com isso, e poder retomar nossas vidas da melhor maneira possível, temos que ter sim o cuidado com os grupos de risco e prevenir ao máximo para evitar infecções e claro óbitos.

Se tiver a necessidade de adotar medidas mais rígidas devemos tomar, o gestor tem mecanismos para tomar as medidas, porém deve-se observar se existe a necessidade. Alguns locais estão voltando com as aulas presenciais, devemos fazer uma avaliação no início de 2021 para ver essa possibilidade em nosso município, sempre respeitando as medidas sanitárias, para segurança de nossos alunos e funcionários.


10 - Qual a mensagem que você deixa para a população lagunense?

Primeiramente agradecer a Deus, e a todas as pessoas que participaram, votaram, lutaram conosco. Vamos trabalhar para todos. Dia 15 de novembro acabou a campanha, dia 1º de janeiro estaremos governando para todos, os que votaram em nosso grupo e também os que não votaram.

Quero agradecer também por meu período de vereança que se encerra no dia 31 de dezembro, eu sou muito feliz pelo trabalho que realizei, saio mais madura com mais conhecimento, pude conquistar muitas coisas e aprender muito nesse período que marcou minha trajetória.

Quero também desejar a toda população lagunense um Feliz e abençoado Natal, com muita paz e amor, que 2021 seja um ano que muita fé, que nos traga somente coisas boas e principalmente a cura do Covid-19, fiquem todos com Deus e muito obrigada!


Fonte: Redação Laguna News

Full Banner Site Laguna News- 728 x 90 p
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 Laguna News. Orgulhosamente criado com Wix.com