• Laguna News

Laguna Carapã registra temperaturas negativas na madrugada com geada severa


Fazenda Campo Seco, Patrick Oliveira

Mais uma madrugada de muito frio e geada severa em Laguna Carapã-MS. Na madrugada desta quarta-feira (30) os termômetros chegaram a marcar -2°C. Às 6:00 horas da manhã a temperatura estava 1°C e a sensação térmica era de -2°C, as plantações e gramados das casas amanheceram cobertos de gelo. Já se fala na pior geada dos últimos 20 anos.


Mais uma vez os produtores rurais de Laguna Carapã mostram grande preocupação com a situação climática. A geada que atingiu o município no dia de ontem e de hoje traz grandes prejuízos para a produtividade da safrinha. Plantações de milho, trigo e de aveia devem sofrer grandes perdas. A expectativa agora é para os próximos dias que ainda tem previsão de geada.


Produtores rurais de diversas regiões de Laguna Carapã entraram em contato com a reportagem do Laguna News, de acordo com os depoimentos a geada atingiu todo o município. Muitos produtores classificam a situação como a pior geada dos últimos 20 anos, “ faz muito tempo que não dá uma geada dessa, não tem nem como ter ideia da quebra pois faz tempo que não temos uma situação assim para comparar”, explicou o produtor rural Patrick Oliveira.



A Fazenda Campo Seco, de propriedade de Patrick foi atingida pela geada, “ muito do milho ainda estava na fase de desenvolvimento, teremos uma quebra muito grande, mas ainda não tempo como medir isso, eu nunca vi uma geada dessas”.



A Fazenda Boa Esperança também foi atingida com a geada dessa madrugada, segundo o proprietário Cleosmar Portela, a perda vai ser grande, “ o que a seca não afetou essa geada agora vai acabar de vez com a produtividade, a geada de ontem já tinha sido severa, agora a de hoje foi pior, atingiu milho, aveia, pasto, a situação vai ficar bem difícil”, salientou Portela.


Fazenda Boa Esperança, Cleosmar Portela


O produtor Rural Tacilio Ortega Freitas registrou água congelada na torneira em sua propriedade Fazenda Três Coqueiros na região do Caarapã. Segundo Tacílio a temperatura chegou a -2°C, “faz muitos anos que eu não vejo uma geada dessa”.


Fazenda Três Coqueiros, Tacilio Freitas

Mauri Zorzo que tem a propriedade Fazenda Zorzo na região do Passo Kaú registrou temperatura de -2°C e teve espigas de milho completamente congeladas, como podemos conferir no vídeo. Segundo Zorzo o prejuízo vai ser medido talhão a talhão, “tem talhão que ainda tinha milho verde, outros que o milho já estava amadurecido, o que desenvolveu até ontem vai ficar assim, depois dessa geada não desenvolve mais”.


Zorzo comentou ainda que desde que chegou ao município nunca viu uma geada nessas proporções, “Cheguei em Laguna no ano de 2000, foi um inverno bem frio naquele ano, cinco dias de geada, mas atingiu mais as Baixadas, esse ano a geada foi geral, queimou muito milho em todas as regiões, desde que cheguei em Laguna nunca ví uma geada forte igual essa”.



Segundo o Inmet(Instituto Nacional de Meteorologia)a previsão para quinta e sexta-feira ainda é de temperatura abaixo dos 5°C e possibilidade de geada para a região.


Confira o vídeo do produtor rural Mauri Zorzo:


Bom Fim












Passo Kaú




















Campo Seco




























49 visualizações0 comentário
Fullbanner Site Laguna News formato 900 x 120 px.gif