Por Simone Burin
Já são constantes as reclamações da população de Laguna Carapã a respeito da má qualidade dos serviços prestados pela Energisa.
Às quedas de energia e oscilação já são uma realidade costumeira na vida dos lagunenses, que reclamam de descaso por parte da concessionária, pois pagam as contas em dia e não recebem um serviço de qualidade.
A reclamação é tanto na zona urbana quanto na rural. Produtores rurais relataram a redação do Laguna News, que constantemente precisam contratar profissionais particulares para reestabelecer a energia elétrica em suas propriedades como forma de diminuir os prejuízos, como é o caso do produtor rural Fabiano Nava, que teve após ficar 3 dias sem energia na Fazenda Primavera, contratou uma empresa particular para resolver o problema, “é uma vergonha, pagamos a energia e não temos o serviço e ainda temos que tirar do próprio bolso para fazer os reparos para termos a energia reestabelecida, o descaso é muito grande”, destacou Fabiano.
Nos últimos dias a situação piorou com os temporais que atingiram a região. Na semana passada, com os ventos e chuva de granizo que atingiram diversas regiões do município, a população ficou “no escuro” por vários dias. Como foi o caso da população do Bocajá, que ficou três dias sem energia elétrica, o que causou muitos prejuízos, inclusive a falta de água em muitas residências.
Na região do Campo Seco, o produtor rural Keio Martins, ficou seis dias sem energia elétrica em sua propriedade na semana passada, o mesmo relatou que ligou diversas vezes para o canal de atendimento da Energisa para conseguir atendimento, tendo diversos protocolos registrados.
Segundo Keio, a rede da região é antiga e as quedas são frequentes, a solução seria renovar toda a rede de distribuição, outro fator causa transtorno é a escassez de pessoal, “o número de equipes que atendem o município é pequeno dada a extensão territorial de Laguna”, pontuou o produtor, que já arcou com grande prejuízo devido à falta de energia, com alimentos estragados, aparelhos eletrônicos queimados além da “dor de cabeça” que o produtor teve que enfrentar para conseguir ser atendido. Nessa semana o produtor já está há 3 dias sem energia na propriedade.
Na cidade a situação não é diferente, após o vendaval da última segunda-feira (26) moradores dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Caacupê, Vila Sossego e Jardim Itália ficaram mais de 40 horas sem energia elétrica em suas casas. A energia foi reestabelecida na noite dessa terça-feira por vota das 23:00h.
Os moradores entraram em contato com a Redação reclamando da demora do atendimento e do descaso da concessionária, “eu liguei diversas vezes no 080 e me diziam que o problema na minha região já tinha sido resolvido, mas eu continuava sem energia na minha casa, os alimentos que eu tinha na geladeira estragaram todos, inclusive o leite da minha bebê, é uma vergonha”, desabafou uma moradora do bairro Nossa Senhora de Caacupê.
A maioria dos consumidores reclama do prejuízo com os alimentos que estragam na geladeira e até por eletrodomésticos queimados, além dos que ficam sem água pois pedem da energia para retirar água do poço, no caso de chácaras e fazendas.
Produtor Rural teve que contratar empresa particular para reestabelecer energia na propriedade
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