• Laguna News

Quem é o 'serial killer de Brasília' identificado como Lázaro Barbosa?


Policiais de Goiás e do Distrito Federal seguem em busca do principal suspeito de assassinar uma família inteira no DF. Identificado como "serial killer de Brasília", Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, tem uma ficha criminal extensa. O criminoso é procurado desde o dia 9 de junho e a operação de captura envolve cerca de 300 agentes das forças de segurança das policias militar, civil e federal de Goiás e do Distrito Federal. No dia 17 de junho, o secretário de segurança pública de Goiás, Rodney Miranda, afirmou que a Força Nacional iria ajudar nas buscas.


Os policiais contam com três helicópteros, cães farejadores e equipes munidas de equipamentos de visão noturna e térmica, além de drones e profissionais de inteligência.

Segundo a Polícia Civil de Goiás, ele foi indiciado em inquérito policial da Delegacia de Polícia (DP) de Santo Antônio do Descoberto pelo crime de roubo mediante restrição da liberdade das vítimas e emprego de arma branca e por tentativa de latrocínio.

O crime ocorreu entre a noite de 08/04/2020 e 09/04/2020, na região conhecida como “Antinha de Baixo”, Zona Rural de Santo Antônio. Lázaro invadiu uma chácara onde estavam quatro idosos. Durante o roubo, além de agredi-los fisicamente, subtraiu alguns bens, como celulares que foram depois recuperados pela PCGO. Durante o roubo, Lázaro desferiu um golpe de machado contra uma das vítimas, atingindo-a na cabeça. A vítima até hoje possui sequelas das agressões.


Quem é o serial killer de Brasília?

Lázaro Barbosa de Souza tem 32 anos e nasceu em Barra do Mendes, na Bahia. Seus primeiros assassinatos ocorreram quando ele ainda tinha 19 anos de idade, segundo o jornal Correio. Sua ficha criminal inclui ainda estupro, roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo.


Em 2007, Lázaro matou dois homens que tentavam proteger uma garota que ele perseguia por estar supostamente "apaixonado" por ela. Após o crime, ele fugiu se escondendo pelas matas e grutas da região durante 15 dias. A caçada só chegou ao fim após o criminoso se entregar para a polícia.


Segundo o laudo criminológico divulgado pelo portal G1, o Lázaro tem uma personalidade agressiva, “ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade, instabilidade emocional, possibilidade de ruptura doequilíbrio, preocupações sexuais e sentimentos de angústia”.


De acordo com as autoridades, o "serial killer" tem total consciência de suas atitudes, o que o enquadra no perfil de assassino em série. “Percebe-se que todos os crimes cometidos estão diretamente relacionados à dependência química, fato do qual o periciando não tem autocontrole, haja vista uso abusivo de bebida alcoólica antes de sua reclusão e vício no crack após a prisão”.


Veja a linha do tempo dos crimes:

  • 2007: Preso em Barra Mendes, na Bahia, pelo crime de duplo homicídio, mas fugiu da prisão depois de 10 dias.

  • 2009: Preso no DF pelos crimes de roubo, estupro e porte de arma.

  • 2013 Laudo aponta características de personalidade como "agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade".

  • 2014 Passa para o semiaberto e é beneficiado com trabalho externo.

  • 2016 Foge da unidade prisional do regime semiaberto.

  • Março de 2018: Lázaro é recapturado.

  • Julho de 2018: Foge do Presídio de Águas Lindas de Goiás (GO).

  • 2019: Justiça expediu novo mandado de prisão.

  • 26 de abril de 2021: Lázaro teria invadido uma casa no Sol Nascente.

  • 17 de maio: fez uma família refém na mesma região.

  • 9 de junho: teria cometido um triplo homicídio em uma chácara, no Incra 9, em Ceilândia (DF).

  • 10 de junho: rendeu o proprietário de uma fazenda, a filha dele e o caseiro.

  • 12 de junho: Polícia encontra corpo de vítima no Córrego da Cascalheira, localizado no meio da mata entre a BR-070 e a DF-180.

  • 13 de junho: furtou um carro e o abandonou na BR-070, depois, ele continuou a fuga, pela mata.

  • 14 de junho: Polícias do DF e de Goiás fizeram um cerco em 34 propriedades rurais da região e continuaram as buscas

  • 15 de junho: fez três pessoas de reféns e atingiu policial no rosto com disparo de arma de fogo

Assassinato de família

Há sete dias, Lázaro Barbosa Souza, de 32 anos, é buscado por ser o principal suspeito de matar quatro pessoas de uma mesma família, na última quarta-feira (9).


Tudo começou na quarta-feira, quando um empresário da região e dois filhos dele foram encontrados mortos dentro de uma chácara na cidade de Ceilândia, no DF. As vítimas foram identificadas como Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, Carlos Eduardo Marques Vidal, 15, e Gustavo Marques Vidal, 21.


A esposa de Cláudio e mãe dos meninos, Cleonice Marques, 43 anos, foi sequestrada e o corpo dela foi encontrado dias depois, na tarde do último sábado. O corpo dela estava próximo a um córrego, apresentava diversos cortes e estava nu. No mesmo dia, o criminoso baleou três homens durante sua fuga.


25 visualizações0 comentário