top of page
  • Foto do escritorLaguna News

Falida há quase quatro anos, Usina São Fernando é colocada à venda pela terceira vez


São Fernando foi construída pelo pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula



Por Helio de Freitas, de Dourados



Pela terceira vez em menos de quatro anos, a Usina São Fernando está à venda. Localizada no município de Dourados, a indústria foi construída pelo pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e condenado no âmbito da Operação Lava Jato.



Em 8 de junho de 2017, a Justiça Estadual decretou a falência das cinco empresas que formam o complexo industrial localizado na margem da MS-379, entre Dourados e Laguna Carapã. Desde então, a indústria é gerenciada pela administradora judicial VCP (Vinícius Coutinho Consultoria e Perícia).



O edital para alienação dos bens da usina foi lançado no dia 11 deste mês. O envio das propostas estará disponível até o dia 26 de fevereiro. As propostas serão abertas em audiência no dia seguinte ao encerramento do prazo. O edital estipulou valor mínimo de R$ 200 milhões para venda, mas a dívida da São Fernando chega aos R$ 2 bilhões.


Conforme a assessoria jurídica da administradora judicial, nas outras duas tentativas de venda, algumas propostas foram apresentadas, mas nenhuma considerada consistente.


Inaugurada em 2009 como um dos maiores projetos de produção de açúcar e etanol do Brasil, a São Fernando funciona desde 2017 com apenas 25% de sua capacidade, moendo 1 milhão de toneladas de cana por ano, apenas para manter o valor de mercado. Mesmo com a usina operando com apenas um quarto da capacidade, a administradora judicial conseguiu manter 500 empregos diretos.


Relembre – O pedido de recuperação judicial da São Fernando foi feito em 2013 por centenas de credores, entre empresas e produtores locais de Dourados, fornecedores e cooperativas de outros estados e bancos, como o BNDES, Banco do Brasil, Bradesco, Pine e Bonsucesso.


Em setembro daquele ano, como determina a lei, ocorreu a primeira assembleia de credores e foi aprovado o plano de recuperação judicial com a proposta da indústria para pagar os credores.


Mas a São Fernando não conseguiu cumprir o plano e houve vários pedidos de falência. Nos 30 meses após o pedido de recuperação judicial, o conglomerado não teve lucro e a dívida aumentou consideravelmente.


No dia 8 de junho de 2017, o então juiz da 5ª Vara Cível de Dourados, Jonas Hass da Silva Junior, decretou a falência da Usina São Fernando Açúcar e Álcool, da São Fernando Energia I e II, da São Marcos Energia e Participações e da São Pio Empreendimentos e Participações.


Na mesma decisão, o juiz afastou do comando das empresas os dois filhos de José Carlos Bumlai – Maurício de Barros Bumlai e Guilherme de Barros Costa Marques Bumlai. Desde então a indústria é gerenciada pela administradora judicial, nomeada na sentença de falência.


- CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

53 visualizações0 comentário
Fullbanner Site Laguna News formato 900 x 120 px.gif
bottom of page