top of page
  • Foto do escritorLaguna News

Entrevista com o Prefeito Eleito de Laguna Carapã, Ademar Dalbosco



Por Simone Burin


A reportagem do Laguna News entrevistou o prefeito eleito do município de Laguna Carapã no último pleito eleitoral, Ademar Dalbosco do MDB. Ademar falou sobre a campanha, sobre a expectativa de seu mandato, o relacionamento com a Câmara de vereadores e deixou uma mensagem para a população de Laguna Carapã. Confira a entrevista na íntegra:


Currículo: Ademar Dalbosco, nascido em 12 de março de 1956 na Cidade de Severiano de Almeida no Estado do Rio Grande do Sul, filho de Pedro Dalbosco e Josefina Cassol Dalbosco. Mudou para Laguna Carapã em 27 de setembro de 1979. Casado com Ivanir Munaro Dalbosco, pai de Tihago, Thalita e Thamires, tem 7 netos. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, foi reeleito em 2008, depois em 2012 e por fim em 2016 foi eleito para seu quarto mandato que termina em 2020 para depois assumir o executivo municipal.


1- Qual a emoção de ter recebido 2.239 votos de confiança, 52,50% dos votos válidos, e ter essa oportunidade de assumir a cadeira executiva no próximo dia 1º de janeiro?

Como alguém que já participou de um pleito eleitoral, já sabia um pouco o que esperar. A campanha foi bem conduzida, o pensamento era positivo, nos últimos dias divulgamos pesquisa favorável, que foi bem próxima ao resultado das urnas, não nos causando nenhuma surpresa. Agora sinto uma mistura de emoção com responsabilidade em fazer o melhor para o município.

2 - A diferença contra seu oponente foi de 213 votos, mostra que a campanha foi bem disputada. Qual o balanço que o senhor faz da campanha eleitoral? Foi um resultado natural, historicamente as campanhas em Laguna tem essa diferença de votos. Meu concorrente é o atual vice-prefeito, que montou um grupo de oposição para a disputa. Vejo que o MDB continua forte, pois ganhamos mais uma vez a disputa e o resultado não ficou muito longe da última eleição. Apesar de ser uma campanha atípica devido a pandemia, não tínhamos a mesma dinâmica que éramos acostumados, não tínhamos como medir a preferência do povo, pois os eventos eram limitados, mas mesmo assim a avaliação é positiva, pois o resultado foi positivo.


3 - Fale um pouco sobre sua vice, Zenaide Espíndola. Qual vai ser o papel dela em sua gestão? Ela será aproveitada em alguma secretaria?

A Zenaide como vice foi uma escolha acertada, contribuiu muito para a campanha. O papel dela na gestão, em primeiro lugar, é ser leal com o prefeito e com o partido, irá exercer o papel que o mandato lhe atribui. Quanto a ocupar uma secretaria, não chegamos a conservar a respeito dessa possibilidade.


4 - Quais as áreas do município que o senhor entende que precisa de mais atenção? Todas as áreas são importantes, mas a área que vejo que tenha mais desafios pela importância perante as demandas da população seja a Assistência Social. Devido a atenção aos anseios da população quanto a moradia, geração de emprego e renda e tudo o que atende ao tocante da Assistência às populações mais vulneráveis.


5 - Como o senhor pretende atuar para conseguir trazer recursos de outras esferas de governo para Laguna Carapã?

Primeiro vamos detectar as prioridades, depois preparar projetos e buscar nas esferas federais e estaduais através dos deputados e senadores. Tenho um bom relacionamento com os deputados, estaduais, federais e senadores do MS, não somente do MDB, mas de todos os partidos, isso também será um diferencial para conseguir trazer recursos para melhorias que beneficiem nossa população.


6 - Como pretende compor sua equipe de governo? O senhor já tem nomes que possam ser anunciados como parte do secretariado? Pretendo montar uma equipe de governo com a minha cara, o meu jeito, que trabalhe da mesma maneira que eu. Ainda estamos trabalhando nisso, pensando em nomes e alternativas, mas ainda não temos nomes que possam ser anunciados. Posso garantir que serão pessoas capacitadas e de competência para estar à frente das secretarias, pessoas comprometidas com o município e Laguna Carapã, assim como eu.


7 - Dos atuais secretários municipais, tem algum que possa ser aproveitado em seu governo? Durante a campanha não fiz nenhum compromisso de cargos com nenhum de meus apoiadores, então tenho liberdade para poder escolher as pessoas que ocuparão os cargos, atualmente temos pessoas muito boas no cargo, todos tem suas competência, porém pretendo realizar algumas mudanças.


8 - Como o senhor pretende encarar os desafios desencadeados pela pandemia do novo coronavírus? Na questão da saúde, isolamento social, eventos?

Essa pandemia é algo que pegou a todos de surpresa, é algo novo que ninguém sabe ao certo como deve proceder. Nós vamos priorizar a saúde da população que é o foco mais importante, obedecendo as regras dos órgãos de saúde e as regras impostas pelo ministério público que é um órgão fiscalizador. O gestor às vezes fica de mão amarrada, porque se vê obrigado a seguir as regras impostas, senão pode ser penalizado.

Vamos manter alguns pontos positivos que se mostraram eficazes no combate à proliferação do COVI-19, outros pontos podem ser flexibilizados, desde que a população também faça sua parte e tome os cuidados necessários.


9 - E na educação? Já tem algum plano de retomada das aulas?? Estamos trabalhando com a equipe de transição para deixar tudo pronto. A questão do início das aulas devemos aguardar as recomendações, pois agora estamos com uma possível nova onda, mas pretendemos estar preparados para q volta às aulas assim que os órgãos responsáveis determinem isso, com todo o cuidado e todas as medidas para a segurança de nossas crianças e funcionários.


10 - O que o senhor pode falar dos vereadores eleitos?

Na minha visão a população fez o julgamento do legislativo e fez sua escolha, no final prevaleceu a democracia. A câmara ficou com uma boa composição. Fiquei feliz de termos feito a maioria, na verdade até surpreso por termos conseguido fazer seis vereadores, isso mostra que a população está atenta aos trabalhos do legislativo.


11 - O que o Senhor espera do relacionamento Executivo X Legislativo? Espero um bom relacionamento, os poderes constituídos são independentes, mas a Constituição Federal recomenda que haja harmonia entre eles, é isso que eu espero, que haja harmonia entre o poder Legislativo e Executivo em Laguna Carapã, que exista um entendimento. Eu me proponho a ter esse bom relacionamento, até mesmo pelo meu histórico como legislador, entendo que deve existir esse entendimento e espero que isso aconteça da melhor forma.


12 - De que forma o senhor resume, como será a o seu governo? Um governo sério, comprometido com o desenvolvimento do município, com o bem estar das famílias, que corresponda aos anseios da população, atendendo as demandas e sempre colocando nosso município em primeiro lugar.


13 - Tem alguém especial para quem você dedica essa vitória? Primeiramente a Deus, a minha família, ao meu partido MDB, aos partidos que nos apoiaram, a todos que se uniram em torno desse ideal e à população de Laguna Carapã.


14 - Deixe uma mensagem para a população

A mensagem que quero deixar para a população lagunense, é uma mensagem de tranquilidade, responsabilidade e de trabalho. Quero transformar esperança em realidade. A partir de 1º de janeiro de 2021 serei o prefeito de todos os lagunenses, não só de quem votou em mim.

A disputa eleitoral acabou no dia 15 de novembro e agora temos que ter uma postura de união, respeitando as diferenças políticas e partidárias, mas nunca colocando isso acima das necessidades do município, do bem da população. Nessa campanha vimos que é possível fazer política só falando a verdade, é possível fazer política sem acordos que possam prejudicar a população, essa ideia quero manter em minha gestão.

Quero aproveitar para desejar a todos um Feliz e abençoado Natal, que o menino Jesus esteja presente em todas as casas, e nos traga muita paz e esperança para o ano que está vindo. Que em 2021 tenhamos paz, amor, saúde e prosperidade, que a humanidade seja mais tolerante e que possamos vencer esses obstáculos que 2020 trouxe.


Redação Laguna News

479 visualizações0 comentário
laguna 32 anos Fullbanner Site Laguna Informa formato  (900 x 120 px).gif
bottom of page