Entrevista com o Prefeito Eleito de Laguna Carapã, Ademar Dalbosco
- Laguna News
- 9 de dez. de 2020
- 5 min de leitura

Por Simone Burin
A reportagem do Laguna News entrevistou o prefeito eleito do municĆpio de Laguna CarapĆ£ no Ćŗltimo pleito eleitoral, Ademar Dalbosco do MDB. Ademar falou sobre a campanha, sobre a expectativa de seu mandato, o relacionamento com a CĆ¢mara de vereadores e deixou uma mensagem para a população de Laguna CarapĆ£. Confira a entrevista na Ćntegra:
CurrĆculo: Ademar Dalbosco, nascido em 12 de marƧo de 1956 na Cidade de Severiano de Almeida no Estado do Rio Grande do Sul, filho de Pedro Dalbosco e Josefina Cassol Dalbosco. Mudou para Laguna CarapĆ£ em 27 de setembro de 1979. Casado com Ivanir Munaro Dalbosco, pai de Tihago, Thalita e Thamires, tem 7 netos. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, foi reeleito em 2008, depois em 2012 e por fim em 2016 foi eleito para seu quarto mandato que termina em 2020 para depois assumir o executivo municipal.
1- Qual a emoção de ter recebido 2.239 votos de confiança, 52,50% dos votos vÔlidos, e ter essa oportunidade de assumir a cadeira executiva no próximo dia 1º de janeiro?
Como alguĆ©m que jĆ” participou de um pleito eleitoral, jĆ” sabia um pouco o que esperar. A campanha foi bem conduzida, o pensamento era positivo, nos Ćŗltimos dias divulgamos pesquisa favorĆ”vel, que foi bem próxima ao resultado das urnas, nĆ£o nos causando nenhuma surpresa. Agora sinto uma mistura de emoção com responsabilidade em fazer o melhor para o municĆpio.
2 - A diferenƧa contra seu oponente foi de 213 votos, mostra que a campanha foi bem disputada. Qual o balanƧo que o senhor faz da campanha eleitoral? Foi um resultado natural, historicamente as campanhas em Laguna tem essa diferenƧa de votos. Meu concorrente Ć© o atual vice-prefeito, que montou um grupo de oposição para a disputa. Vejo que o MDB continua forte, pois ganhamos mais uma vez a disputa e o resultado nĆ£o ficou muito longe da Ćŗltima eleição. Apesar de ser uma campanha atĆpica devido a pandemia, nĆ£o tĆnhamos a mesma dinĆ¢mica que Ć©ramos acostumados, nĆ£o tĆnhamos como medir a preferĆŖncia do povo, pois os eventos eram limitados, mas mesmo assim a avaliação Ć© positiva, pois o resultado foi positivo.
3 - Fale um pouco sobre sua vice, Zenaide EspĆndola. Qual vai ser o papel dela em sua gestĆ£o? Ela serĆ” aproveitada em alguma secretaria?
A Zenaide como vice foi uma escolha acertada, contribuiu muito para a campanha. O papel dela na gestão, em primeiro lugar, é ser leal com o prefeito e com o partido, irÔ exercer o papel que o mandato lhe atribui. Quanto a ocupar uma secretaria, não chegamos a conservar a respeito dessa possibilidade.
4 - Quais as Ć”reas do municĆpio que o senhor entende que precisa de mais atenção? Todas as Ć”reas sĆ£o importantes, mas a Ć”rea que vejo que tenha mais desafios pela importĆ¢ncia perante as demandas da população seja a AssistĆŖncia Social. Devido a atenção aos anseios da população quanto a moradia, geração de emprego e renda e tudo o que atende ao tocante da AssistĆŖncia Ć s populaƧƵes mais vulnerĆ”veis.
5 - Como o senhor pretende atuar para conseguir trazer recursos de outras esferas de governo para Laguna Carapã?
Primeiro vamos detectar as prioridades, depois preparar projetos e buscar nas esferas federais e estaduais através dos deputados e senadores. Tenho um bom relacionamento com os deputados, estaduais, federais e senadores do MS, não somente do MDB, mas de todos os partidos, isso também serÔ um diferencial para conseguir trazer recursos para melhorias que beneficiem nossa população.
6 - Como pretende compor sua equipe de governo? O senhor jĆ” tem nomes que possam ser anunciados como parte do secretariado? Pretendo montar uma equipe de governo com a minha cara, o meu jeito, que trabalhe da mesma maneira que eu. Ainda estamos trabalhando nisso, pensando em nomes e alternativas, mas ainda nĆ£o temos nomes que possam ser anunciados. Posso garantir que serĆ£o pessoas capacitadas e de competĆŖncia para estar Ć frente das secretarias, pessoas comprometidas com o municĆpio e Laguna CarapĆ£, assim como eu.
7 - Dos atuais secretÔrios municipais, tem algum que possa ser aproveitado em seu governo? Durante a campanha não fiz nenhum compromisso de cargos com nenhum de meus apoiadores, então tenho liberdade para poder escolher as pessoas que ocuparão os cargos, atualmente temos pessoas muito boas no cargo, todos tem suas competência, porém pretendo realizar algumas mudanças.
8 - Como o senhor pretende encarar os desafios desencadeados pela pandemia do novo coronavĆrus? Na questĆ£o da saĆŗde, isolamento social, eventos?
Essa pandemia é algo que pegou a todos de surpresa, é algo novo que ninguém sabe ao certo como deve proceder. Nós vamos priorizar a saúde da população que é o foco mais importante, obedecendo as regras dos órgãos de saúde e as regras impostas pelo ministério público que é um órgão fiscalizador. O gestor às vezes fica de mão amarrada, porque se vê obrigado a seguir as regras impostas, senão pode ser penalizado.
Vamos manter alguns pontos positivos que se mostraram eficazes no combate à proliferação do COVI-19, outros pontos podem ser flexibilizados, desde que a população também faça sua parte e tome os cuidados necessÔrios.
9 - E na educação? JĆ” tem algum plano de retomada das aulas?? Estamos trabalhando com a equipe de transição para deixar tudo pronto. A questĆ£o do inĆcio das aulas devemos aguardar as recomendaƧƵes, pois agora estamos com uma possĆvel nova onda, mas pretendemos estar preparados para q volta Ć s aulas assim que os órgĆ£os responsĆ”veis determinem isso, com todo o cuidado e todas as medidas para a seguranƧa de nossas crianƧas e funcionĆ”rios.
10 - O que o senhor pode falar dos vereadores eleitos?
Na minha visão a população fez o julgamento do legislativo e fez sua escolha, no final prevaleceu a democracia. A câmara ficou com uma boa composição. Fiquei feliz de termos feito a maioria, na verdade até surpreso por termos conseguido fazer seis vereadores, isso mostra que a população estÔ atenta aos trabalhos do legislativo.
11 - O que o Senhor espera do relacionamento Executivo X Legislativo? Espero um bom relacionamento, os poderes constituĆdos sĆ£o independentes, mas a Constituição Federal recomenda que haja harmonia entre eles, Ć© isso que eu espero, que haja harmonia entre o poder Legislativo e Executivo em Laguna CarapĆ£, que exista um entendimento. Eu me proponho a ter esse bom relacionamento, atĆ© mesmo pelo meu histórico como legislador, entendo que deve existir esse entendimento e espero que isso aconteƧa da melhor forma.
12 - De que forma o senhor resume, como serĆ” a o seu governo? Um governo sĆ©rio, comprometido com o desenvolvimento do municĆpio, com o bem estar das famĆlias, que corresponda aos anseios da população, atendendo as demandas e sempre colocando nosso municĆpio em primeiro lugar.
13 - Tem alguĆ©m especial para quem vocĆŖ dedica essa vitória? Primeiramente a Deus, a minha famĆlia, ao meu partido MDB, aos partidos que nos apoiaram, a todos que se uniram em torno desse ideal e Ć população de Laguna CarapĆ£.
14 - Deixe uma mensagem para a população
A mensagem que quero deixar para a população lagunense, é uma mensagem de tranquilidade, responsabilidade e de trabalho. Quero transformar esperança em realidade. A partir de 1º de janeiro de 2021 serei o prefeito de todos os lagunenses, não só de quem votou em mim.
A disputa eleitoral acabou no dia 15 de novembro e agora temos que ter uma postura de uniĆ£o, respeitando as diferenƧas polĆticas e partidĆ”rias, mas nunca colocando isso acima das necessidades do municĆpio, do bem da população. Nessa campanha vimos que Ć© possĆvel fazer polĆtica só falando a verdade, Ć© possĆvel fazer polĆtica sem acordos que possam prejudicar a população, essa ideia quero manter em minha gestĆ£o.
Quero aproveitar para desejar a todos um Feliz e abençoado Natal, que o menino Jesus esteja presente em todas as casas, e nos traga muita paz e esperança para o ano que estÔ vindo. Que em 2021 tenhamos paz, amor, saúde e prosperidade, que a humanidade seja mais tolerante e que possamos vencer esses obstÔculos que 2020 trouxe.
Redação Laguna News






