top of page
  • Foto do escritorLaguna News

Entrevista com o vereador eleito Vander Henrique


Por Simone Burin


O entrevistado de hoje é o engenheiro agrônomo Vander Henrique, ele, que será o mais novo vereador da legislatura, falou com a reportagem do Laguna News sobre a campanha, suas expectativas e os desafios desencadeados pelo covid-19. Primeira vez que disputa o cargo, Vander conquistou 225 votos e foi o quarto vereador mais votado. Confira a entrevista completa:


Currículo

Vander Henrique Nunes Dosso, 31 anos, Engenheiro Agrônomo, casado com Any Caroline Oliveira Lima, pai de Lívia Maria e Cecília Aparecida. Atuação por 5 anos em empresas multinacionais, há 5 anos empresário, gerenciando a empresa da família. Em 2020 foi candidato a vereador, eleito em Laguna Carapã-MS com 225 votos, sendo o vereador mais novo da próxima legislatura.


1 - Qual sua avaliação sobre a campanha eleitoral desse ano?

Foi uma campanha muito diferente, devido a pandemia tivemos que nos cuidar para preservar a nossa saúde e também a saúde de nossos familiares e eleitores. Algumas regras, como a duração de campanha de aproximadamente 45 dias, acho que devem ser mantidas nos próximos pleitos, isso tornou a busca pelo voto mais objetiva.

Eu fiz questão de fazer uma campanha integra, valorizando minha capacidade e não atacando nenhum adversário, fiquei feliz em conseguir a votação expressiva que tive sem dispor do recurso financeiro para convencer as pessoas a votarem em mim.


2 - Como você analisa a formação da Câmara de vereadores para essa nova gestão?

Desde o resultado estou bastante confiante que teremos condições de realizar um bom trabalho, tenho conversado com alguns colegas e dá para perceber esse sentimento também nos outros vereadores eleitos, o que acaba motivando ainda mais.

A votação trouxe quatro nomes novos para o legislativo, isso dá um gás extra com os novos querendo mostrar trabalho.


3 - Eleito pela primeira vez como vereador. A que você atribui sua eleição?

Atribuo a história de minha família e a minha formação. Estamos há 30 anos no município e muitas vezes a atuação de meu pai no setor agrícola e social, e da minha mãe como professora me ajudaram muito para as pessoas confiarem um voto a mim, também a minha formação superior e atuação frente aos negócios da família, minha liderança em algumas ações sociais facilitaram para ser visto com bons olhos pelo eleitor lagunense.


4 - Como vereador novato, qual sua expectativa em relação a seu mandato? Quais os desafios para um vereador de primeiro mandato?

Tenho expectativa de conseguir desempenhar um bom papel, apresentando novos projetos, olhando pelos quatro cantos do município, conversando com as pessoas e levando as demandas ao executivo.

Acho que ninguém nasce sabendo tudo, na vida todos os dias aprendemos coisas novas, e na Câmara acredito que não vai ser diferente, vou buscar entender os trâmites e ritmo de trabalho, e com certeza vou conseguir meu espaço. Já tenho conseguido me inteirar de muita coisa através dos meus amigos atuais vereadores que estão me ajudando me ambientar. Não creio que vou ter muitas dificuldades, pois sou uma pessoa sincera e verdadeira, o que facilita nos unirmos para o bem comum que é a sociedade lagunense.


5 – Em seu ponto de vista, o que está no caminho certo e o que precisa mudar em Laguna carapã?

A atual administração, que se finda dia 31/12, foi uma administração louvável e digna de aplausos, o prefeito Itamar vem executando obras até o final de seu mandato, isso mostra o compromisso dele com o povo. Esse compromisso com a saúde, assistência social e obras deve continuar com essa qualidade, pois tem sido referência na atual administração.

Educação e esportes são pastas que quero estar mais próximo para ser ainda melhor, pois a formação de melhores cidadãos se inicia na educação, vamos buscar projetos que despertem as crianças e adolescente a participarem ativamente das ações do município, seja praticando novos esportes, ou exercitando novas formas de aprendizagem.


6 - Qual sua posição frente aos desafios desencadeados pela pandemia do novo coronavírus? Na questão da saúde, isolamento social, eventos, educação?

Eu não vejo esse vírus como o final dos tempos, deve-se haver um cuidado extra como toda questão de saúde, mas acho que podemos conviver muito bem com isso. Pois além da saúde também devemos olhar pelo nosso setor econômico e social, manter a capacidade das empresas manter os empregos, manter a capacidade do trabalhador comprar seus alimentos. Imagino que a vida jamais será a mesma de antes da pandemia, mas tento olhar sempre pelo aprendizado bom, e tirar como lição aquilo que nos torna melhores pessoas, como amor ao próximo, empatia e respeito.


7 - Como você espera que será o relacionamento Legislativo X Executivo nessa próxima gestão?

Estou muito confiante que teremos um bom relacionamento com o executivo, pois conseguimos a maioria na Câmara, o que vai facilidade a diálogo. E conhecendo o Senhor Ademar eu sei que ele não vai usar essa “vantagem” em algo que prejudique essa parceria, caminharemos com certeza todos para o bem.


8 - Qual a expectativa para a eleição da mesa diretora? Algum nome já está cotado para a presidência?

Estamos conversando com nossa coligação que foi eleita, somos cinco do MDB e um do Patriota, tendo maioria absoluta nos dá tranquilidade em conversar entre nós em prol de um nome que seja mais preparado para assumir esse posto nesse momento. Não é meu principal objetivo esse primeiro mandato de presidente, mas se o grupo entender que eu seja a pessoa certa nesse momento eu estarei à disposição.


9 - Deixe uma mensagem para a população lagunense.

Quero primeiramente agradecer a Deus pela oportunidade de poder trabalhar em prol do município e também aos 225 eleitores que confiaram seus votos em mim, quero me colocar à disposição para fazer um mandato de diálogo, um mandato com as portas abertas para ouvir o cidadão. No que for pelo certo e pelo bem de todos podem contar com todo meu empenho nesses quatro anos.

Não faltarão novas ideias e novos projetos para vivermos em uma cidade ainda melhor.

142 visualizações0 comentário
laguna 32 anos Fullbanner Site Laguna Informa formato  (900 x 120 px).gif
bottom of page