top of page
  • Foto do escritorLaguna News

Geada castiga Laguna Carapã e preocupa produtores rurais


Mato Grosso do Sul registrou a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira (29), com geada e temperaturas negativas por diversas cidades. Em destaque a cidade de Bela Vista, que chegou a registrar 1°C com sensação térmica de -6°C, conforme o meteorologista Natálio Abrão.


Laguna Carapã registrou geada e temperatura de 0º com sensação térmica de -3° em alguns lugares durante a madrugada, de acordo com informações da estação meteorológica instalada no Parque de Exposições da cidade.


A geada que atingiu o município foi muito severa, sendo classificada como “arrasadora” por alguns produtores rurais.


O produtor rural Neuro Marcos Dalbosco relatou geada em suas propriedades na região da Ponta Kaí, “não me lembro de ter uma geada parecida com essa, foi muito forte”. O produtor disse que ainda é cedo para poder calcular os prejuízos, “ ainda não conseguimos mensurar de quanto foi o estrago, essa geada de hoje foi arrasadora, pode ter área com 50% de perda, mas ainda temos previsão de geada para essa semana, podemos ter áreas inteiras com perdas muito grandes”, relatou.


Geada na Fazenda Celeste registrada pelo proprietário Neuro Marcos Dalbosco.


A geada atingiu também as propriedades Fazenda Três Capões e Fazenda Cachoeira dos produtores Sadi Triches e Giovane Triches, onde tem áreas de milho e trigo, “no milho creio que não teremos muita perda, pois no nosso caso temos a cultura já no final do ciclo, mas no trigo a perda pode chegar a 95% da área plantada”, explicou Giovane. Ele e o pai plantam ao todo 250 hectares de trigo.


Trigo na Fazenda Cachoeira registrada pelo produtor rural Sadir Triches.


A fazenda Boa Esperança do produtor rural Huelinton Portela também foi atingida pela geada, “nosso milho já está mais adiantado a geada não vai castigar muito, o que prejudicou nossa produtividade foi a seca”, salientou o produtor.


O frio deve permanecer no Estado pelo menos até sexta-feira (2) quando o centro da massa de ar polar se desloca para o oceano, permitindo que as temperaturas voltem a subir na região Centro-Oeste, conforme o Climatempo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de geada no estado até às 7h (de MS) desta terça-feira e de frio intenso até a noite de quarta-feira (30), com temperaturas até 5°C abaixo da média para esta época do ano.


Laguna Carapã tem previsão de geada para toda a semana, segundo o Inmet.


Geada na fazenda Boa Esperança registrada por Huelinton Portela

























Estação meteorológica registrou sensação térmica de -4,9° em Laguna Carapã

Geada registrada no centro de Laguna Carapã. Foto: Simone Burin


127 visualizações0 comentário
laguna 32 anos Fullbanner Site Laguna Informa formato  (900 x 120 px).gif
bottom of page