top of page
  • Foto do escritorLaguna News

Greve mantida: educadores protestam em Laguna Carapã.


Apesar da decisão monocromática e provisória do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Marco André Nogueira Hanson, a greve dos professores da Rede Municipal de Ensino de Laguna Carapã está mantida.


Na manhã desta terça-feira (22) o SIMTEB manteve o movimento grevista e os professores se concentraram em frente ao Paço Municipal com faixas e cartazes reivindicando principalmente o cumprimento da Lei do Piso Salarial que prevê 33,24%. O executivo encaminhou projeto com reajuste de 13%, mesmo sendo rejeitado em assembleia pela classe.


Durante a tarde também acontecerá uma manifestação em frente ao Paço Municipal em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras da Educação, além de reivindicar melhorias, principalmente estruturais em todas as escolas da Rede Municipal de ensino.


A greve, decidida em assembleia do SIMTEB, foi deflagrada diante da intransigência do executivo em negociar com o sindicato, cujas tentativas não obtiveram êxito, desde o início o prefeito colocou o percentual de 13% não aceitando aumentar o percentual e nem parcelar o restante do valor, conforma solicitação da classe.


O município de Laguna Carapã atualmente não paga o Piso. O Piso Nacional dos professores da educação básica foi criado pela Lei nº 11.738/2008, o valor do piso é aplicado para docentes de nível médio na modalidade normal com carga horária semanal de até 40 horas. O valor do Piso para 2022 é de R$ 3.845,63. Hoje, o município de Laguna Carapã paga ao profissional nível médio modalidade normal apenas 1.445,86 por 20 horas, valor abaixo do Piso Nacional estabelecido por lei.

186 visualizações1 comentário
laguna 32 anos Fullbanner Site Laguna Informa formato  (900 x 120 px).gif
bottom of page