top of page
  • Foto do escritorLaguna News

Empresariado na fronteira pressiona governo paraguaio para abertura do comércio


A Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço de Pedro Juan Caballero que tem no Turismo de Compras um dos principais setores da economia local, encaminhou um documento para o Governo do Paraguai em Assunção, contendo propostas para liberação do intercâmbio de mercadorias na linha de fronteira com Ponta Porã.

Conforme noticiado pelo Ponta Porã News, a proposta assinada por centenas de empresários e comerciantes, seguiu após uma manifestação por meio de uma carreata pelas principais ruas da capital do Departamento de Amambay.

Conforme informou Victor Hugo Barreto, presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço de Pedro Juan Caballero, a manifestação foi considerada positiva uma vez que recebeu adesão de diversos empresários da fronteira, tendo adesão do lado brasileiro.


"Encaminhamos um documento com proposta bem definida, visando a permissão de um local estratégico para comercialização dos produtos, com todos os cuidados necessários previstos, e cumprindo com as determinações do Ministério da Saúde do Paraguai, obedecendo a legislação e protocolos sanitários" disse.

Entenda

Segundo o site, até a semana passada as lojas do lado paraguaio da fronteira estavam atendendo os clientes brasileiros através de aplicativos e faziam as entregas na Linha Internacional sem nenhuma sanção por parte dos militares. Por determinação do Ministério da Saúde do Paraguai, temendo contaminação pelo coronavírus a pratica foi proibida aumentando ainda mais o prejuízo dos empresários paraguaios que tem nos brasileiros seus maiores clientes.

Com o fechamento da fronteira estima-se que cerca de 5 mil pessoas já foram demitidas das empresas de Pedro Juan Caballero e de acordo com a Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço daquela cidade centenas de empresas não abrirão mais suas portas.

Mesmo com a manifestação dos empresários, o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez tem afirmado que a fronteira não será reaberta e ele considera o Brasil uma ameaça para os para os países vizinhos devido aos grande número de casos de coronavírus.


Fonte Dourados Agora

41 visualizações0 comentário
laguna 32 anos Fullbanner Site Laguna Informa formato  (900 x 120 px).gif
bottom of page